O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), embarca para Brasília nesta segunda-feira (5) à tarde, onde buscará apoio e verbas para concluir a reforma da Prainha e municipalizar o Complexo Esportivo do Sesi. Será a primeira viagem dele ao Distrito Federal desde o início da pandemia de Covid-19. A agenda ainda não está 100% fechada, mas há previsão de audiências nos ministérios do Desenvolvimento Social, Educação, Casa Civil e Turismo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Um dos focos da viagem é liberar repasses federais a obras já contempladas no orçamento da União, casos da Prainha e das reformas do Arquivo Histórico e da Biblioteca Fritz Müller. O governo federal vem atrasando pagamentos e os pedidos feitos a distância não deram resultado.
Ao Ministério do Desenvolvimento Social, onde está a pasta do Esporte, o prefeito levará o projeto de municipalização do Complexo Esportivo do Sesi. Blumenau pretende adquirir o espaço junto ao Sesi, mas quer estabelecer parcerias para ocupar e manter a estrutura.
— Vamos ouvir que apoios nós poderíamos ter do governo federal, seja com pólos de treinamento de modalidades ou como base de uma seleção, por exemplo — sugere.
Continua depois da publicidade
Acompanham o prefeito neste compromisso o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, o presidente da Câmara de Vereadores, Egídio Beckhauser (Republicanos) e o vereador Alexandre Matias (PSDB), que preside comissão montada no legislativo para acompanhar o assunto. O secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, acompanha o prefeito em toda a agenda em Brasília.
No Ministério da Educação, Hildebrandt pretende retribuir a visita do ministro Milton Ribeiro à cidade, em maio. E reforçar o pedido de recursos para construir ao menos uma de duas escolas municipais que precisam de novas estruturas: Lúcio Esteves (Escola Agrícola) e Felipe Schmidt (Itoupavazinha).
O retorno do prefeito está programado para a noite de quarta-feira (7).
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
Oktoberfest Blumenau 2021 esbarra na Covid-19 e no tempo curto
Blumenau e região vivem contradição no combate à nova onda de Covid-19
Não existe meia infração de trânsito, embora muitos pensem como o vereador de Blumenau
Igreja que é patrimônio histórico de Blumenau será restaurada