O pré-candidato a prefeito de Blumenau nas Eleições 2020 Arnaldo Zimmermann (PSB) anunciou domingo (16) à noite que desistiu de concorrer. Até o início de agosto, ele vinha tentando montar uma coligação de centro-esquerda para a disputa. Segundo o ex-vereador, a perda do pai, há uma semana, e o momento profissional pesaram.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp.
— É uma decisão muito difícil, muito dura. Estou no meio do meu doutorado, tenho meu trabalho como jornalista e na semana passada perdi meu pai. Tudo isso me levou a uma reflexão sobre a família. Não vou disputar nenhum cargo este ano — anunciou, em uma live no Facebook.
Desde o início da pré-campanha, o PSB havia optado por construir uma candidatura própria, afastando-se da frente de esquerda liderada pelo Partido dos Trabalhadores. Filiado ao PSB desde o início do ano, Zimmermann tentava a segunda candidatura consecutiva. Em 2016, havia concorrido pelo PCdoB e recebera 6% dos votos (10,8 mil), ficando em quarto lugar.
Agora, diz que o PSB deve escolher um outro nome para concorrer a prefeitou ou a vice em uma chapa alternativa. Antes da perda familiar, Zimmermann havia retomado conversas com o ex-reitor da Furb, João Natel (PDT), para a formação de uma chapa. Com a desistência, a expectativa dele é de que mais legendas busquem contato com o PSB.
Continua depois da publicidade
— Vamos discutir até o prazo final, certamente — prevê.
Os partidos têm até 16 de setembro para promover as convenções partidárias, em que os filiados decidirão quem serão os candidatos a prefeito, vice e vereador.