Pouco mais de 40 milímetros de chuva na quinta-feira (23), em Navegantes, levaram à interdição das quatro pistas da BR-470 duplicada, perto do aceso a Luiz Alves. Mais de 24 horas depois, a água ainda não escoou completamente. Foi o segundo alagamento no mesmo ponto em três meses. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que fará uma vistoria no local.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
A pista alagou no Km 10,5, ao lado das alças de acesso ao viaduto de Luiz Alves. Uma imagem aérea divulgada pelo DNIT mostra que a água ficou acumulada nos terrenos às margens da rodovia, tomando também o acostamento, as quatro pistas e duas das alças. Na manhã desta sexta, ainda havia água em uma das pistas no sentido Blumenau.

No dia 20 de dezembro, o mesmo ponto da rodovia também havia ficado alagado devido a chuvas intensas. Motoristas que percorrem o trajeto com frequência não lembram de alagamentos cobrindo as pistas antes das obras de duplicação.
Procurado, o DNIT informou que “A ocorrência foi registrada devido a altos índices pluviométricos em um curto espaço de tempo somados às características de solo e relevo do entorno. Nos próximos dias, as equipes da Autarquia vão fazer uma vistoria no local para avaliar a necessidade de eventuais medidas de melhorias para drenagem do trecho”.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
PRF procura terreno em Blumenau para construir complexo
Quanto falta para terminar a duplicação da BR-470
Chuvas na BR-470 causam prejuízo equivalente a 42% da verba para duplicação em 2023
Dono de tradicional restaurante em Blumenau receberá homenagem pública