Os poemas infantis escritos no século 19 por Fritz Müller sobre animais e plantas de Santa Catarina ganham nova edição neste ano em que o bicentenário do naturalista é comemorado. As historinhas criadas para alfabetizar sete filhas dele haviam sido publicadas pela primeira vez em português no livro História Natural de Sonhos, de 2004. Mas os exemplares são difíceis de encontrar hoje em dia.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Organizada pelo escritor Dennis Radünz, com tradução dele e de Lia Carmen Puff, a nova versão da obra traz 12 poemas com atmosfera de fábula em português e alemão. À época, Fritz Müller resolveu elaborar as histórias porque queria personagens tipicamente brasileiros, com os quais as meninas tivessem contato, e não espécies europeias de bichos e plantas. Assim, são protagonistas o pica-pau, a tartaruga, o mamoeiro, a água-viva e a gaivota, entre outros.

> Acesse o especial Caminhos de Fritz Müller, sobre o bicentenário do naturalista.

Um livreto manuscrito e com desenhos feitos por uma das filhas de Fritz Müller está preservado no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

A nova edição da obra traduzida tem ilustrações de Jandira Lorenz e desenho gráfico de Vanessa Schultz. O lançamento em Blumenau, na sede da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, está marcado para o dia 5 de maio, às 19h.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Representação LGBTQIA+ cresce na Câmara de Vereadores de Blumenau

Blumenau adotará novo modelo de escolha dos diretores de escolas

Corredor de ônibus em Blumenau será encurtado