Uma pesquisa a ser contratada pela prefeitura de Blumenau quer descobrir quem são e do que precisam os idosos da cidade. O chamado “diagnóstico social” foi solicitado pelo Conselho Municipal do Idoso, que investirá R$ 300 mil do fundo municipal destinado às políticas a essa parcela da população.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Será um levantamento profundo, com pesquisadores procurando pessoas idosas de porta em porta. Nunca foi feito nada parecido em Blumenau. Entre 700 e 800 pessoas devem ser entrevistadas como amostra, considerando a exigência em edital de uma margem de erro de 3,5%. Uma estimativa de 2018 dava conta de que a cidade terá cerca de 50 mil pessoas com mais de 60 anos em 2025.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Matias (PSDB), o objetivo é estabelecer um perfil desses moradores, ouvi-los sobre os serviços públicos existentes e identificar desejos e demandas nos diferentes bairros. A pesquisa guiará políticas e investimentos futuros.

Nesta semana, uma empresa apresentou proposta de R$ 300 mil para executar o trabalho em 12 meses. Falta homologar o resultado e assinar o contrato.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Beto Carrero e Blumenau acertam parceria para “trocar” visitantes

Duplicação da BR-470 no lote de Blumenau terá nova empreiteira

Projeto cria cargos comissionados na prefeitura de Blumenau

“Não vejo esperança de termos futebol no Sesi em 2023”, diz prefeito de Blumenau