O ex-reitor da Furb João Natel (PDT) e a ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT) devem formar chapa para concorrer à prefeitura de Blumenau. As negociações avançaram nos últimos dias para a criação de uma frente de partidos à esquerda na eleição municipal.

Continua depois da publicidade

PCdoB, PCB e PSol também participam das conversas, todas pela internet. Na terça-feira (23), Natel e Ana Paula discutiram com Arnaldo Zimmermann o ingresso do PSB na aliança. Há tentativas de atrair Rede e PV para a coligação.

Apesar do avanço em torno da dobradinha Natel-Ana Paula, confirmado por integrantes de diferentes partidos, o ex-reitor diz que o debate não chegou à chapa majoritária. Tanto o pedetista quando a petista falaram com a coluna na condição de pré-candidatos a prefeito. Nas negociações municipais, e também em âmbito estadual, no entanto, a tendência é o PT indicar candidatura a vice em Blumenau.

— A gente não pode organizar a aliança em torno de nomes. Se fizermos isso, vamos muito frágeis para o processo eleitoral. Precisamos antes unificar um programa, com a contribuição de todos os partidos. Mas temos pouco tempo — observou Natel.

— Minha posição agora é de candidata a prefeita pelo PT, mas nós estamos conversando. Ainda não chegamos ao momento de definir a chapa — afirmou a ex-deputada.

Continua depois da publicidade

As negociações ocorrem de olho em Brasília, onde o Congresso discute o adiamento da data da eleição. Se isso ocorrer, as convenções partidárias, que precisam ocorrer até 5 de agosto, seriam postergadas para 16 de setembro, concedendo mais tempo para negociações.