Os parquímetros da nova Área Azul de Blumenau não aceitarão dinheiro vivo, em espécie. Moedas e cédulas só poderão ser usadas para pagamento nos estabelecimentos comerciais credenciados. Os 20 equipamentos eletrônicos previstos na licitação contarão com dispositivos para receber cartões de crédito, débito e o pré-pago do próprio sistema.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A limitação aos meios eletrônicos de pagamento é para evitar problemas de segurança, como furtos e vandalismo, e a necessidade de recolher as moedas diariamente. Conforme o edital, os componentes eletrônicos dos parquímetros em Blumenau devem ser de fácil remoção, para evitar prejuízos em caso de enchentes.

Além do parquímetro e do comércio conveniado, a nova Área Azul prevê o pagamento por aplicativo de celular, inclusive por PIX. Haverá sensores nas vagas que informarão ao sistema quando um veículo estaciona em cada uma delas. O motorista deverá preencher a placa do veículo e o número da vaga para confirmar o uso.

O tempo de estacionamento começará em 30 minutos. A cada 15 minutos, será cobrado um acréscimo sobre o valor da tarifa. A permanência máxima continua sendo de duas horas. O preço da nova Área Azul ainda não foi definido.

Continua depois da publicidade

A abertura das propostas das empresas interessadas será na quinta-feira (12).

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia mais

Os motivos da queda de Ronaldo Carioni no DNIT de SC

Venda de hospital em Blumenau completa um ano ainda cercada por sigilo

Enchente revela à região de Blumenau um sistema de prevenção capenga

Ministro põe interdição da BR-470 na conta de chuvas que vieram depois