Defeitos aparentes na estrutura do Parque das Itoupavas, em Blumenau, transmitem a impressão de que a obra, inaugurada em 12 de abril, segue inacabada. Rachaduras, infiltrações e estruturas de ferro à mostra no concreto contrastam com o clima do local, que vem reunindo bom público, principalmente aos fins de semana. A prefeitura afirma que está cobrando melhorias da empreiteira responsável.
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> “Blumenau ainda não entendeu o Parque das Itoupavas”, diz arquiteto.
Os problemas mais visíveis estão no entorno da marquise de concreto, destaque do espaço de lazer. Em vários pontos há goteiras, rachaduras e pedaços de ferro à mostra. A aparência é de uma estrutura maltratada pelo tempo — o parque levou seis anos para ser entregue. Quem caminha por baixo da cobertura ouve e sente a fragilidade da camada de cimento aplicada no piso. Nas beiradas, o material esfarela-se.
Sobre a marquise, ainda falta aplicar grama sintética na maior parte do piso. Enquanto isso não ocorre, a água da chuva corrói a base. Na escadaria que leva ao patamar superior, a proteção para quem sobe e desce é de concreto salpicado, imprópria para apoiar-se.
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Segundo a assessoria de imprensa do município, em março um laudo foi enviado à empresa que construiu o Parque das Itoupavas, relatando “questões que estavam diferentes das exigências do contrato”. A prefeitura informou que a obra está em período de garantia e que está aguardando manifestação da vencedora da licitação.





Acessos ao parque
Outro problema evidente é a dificuldade de acesso sem carro à área do parque. Faltam calçadas e ciclovias principalmente para quem vem do bairro Itoupava Norte, via Rua 1º de Janeiro. Na rotatória que antecede a passagem inferior à BR-470, pedestres e ciclistas são largados à própria sorte. Nesta segunda-feira (26), os repórteres Isabela Corrêa e Raphael Moser mostraram, no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, pessoas arriscando-se para transitar pela região. Não à toa, nos fins de semana o estacionamento do parque tem ficado cheio.
Sobre as dificuldades de acesso, a prefeitura informou que está cobrando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a conclusão de calçadas que integram a duplicação da BR-470. Em outros trechos, que são de responsabilidade do município, a promessa é implantar calçadas, pintar faixas de pedestres e melhorar a drenagem para evitar que a água da chuva acumulada impeça a passagem das pessoas.
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Entender o parque
Na semana passada, a coluna conversou com o arquiteto Christian Krambeck, um dos responsáveis pelo desenho do Parque das Itoupavas — não pela execução da obra. Na avaliação dele, levará certo tempo até que a população compreenda a nova área de lazer.
Para que isso ocorra, o parque precisa estar pronto de verdade.
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