Pacientes com suspeita de Covid-19 aglomeraram-se junto a outros usuários do Ambulatório Geral da Escola Agrícola, em Blumenau, na manhã desta segunda-feira (13). A espera por testagem superou três horas, reunindo no mesmo espaço físico quem tinha sintomas de infecção por coronavírus e quem não tinha. A confusão ocorre uma semana após o fechamento da Central Covid-19 na Vila Germânica. O município avaliou que o problema foi pontual.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Rui Fabiano da Silva chegou às 7h30min com a filha de dois anos com a garganta inflamada e histórico de febre na noite de domingo. Após a triagem, ele foi orientado a aguardar nas áreas comuns do ambulatório, onde estavam dezenas de outros usuários. Somente às 10h30min a criança foi encaminhada para a testagem, mas então o pai foi informado de que primeiro o pediatra precisaria avaliá-la. Às 11h10min o resultado do teste finalmente saiu: negativo.
A repórter da NSC TV Isabela Corrêa esteve no ambulatório no fim da manhã e confirmou o relato. Havia um grande número de pacientes à espera, e todos misturados. Uma unidade de saúde transformada em vetor de contágio.
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o problema no AG Escola Agrícola foi pontual, com um número de atendimentos “maior do que o habitual”. Nesta manhã, 51 usuários procuraram atendimento para Covid-19, sendo que 22 receberam atendimento e 17 realizaram teste. Na última segunda-feira, dia 6, foram 46 atendimentos Covid-19 na Escola Agrícola durante o dia todo.
Continua depois da publicidade
A secretaria ainda informou que a orientação é separar quem aguarda atendimento para Covid-19 dos demais usuários. Todos os pacientes devem usar máscara e álcool em gel.
Central da Vila Germânica
A Central Covid-19 da Vila Germânica foi desmontada no dia 6 de setembro, no meio do feriadão da Independência. Desde então, os atendimentos de casos suspeitos ocorrem em seis ambulatórios gerais. Quando a decisão foi tomada, o município informou que os profissionais da central seriam deslocados para a campanha de vacinação contra o coronavírus. Segundo a prefeitura, a estrutura na Vila Germânica tornou-se desnecessária devido à redução no número de casos suspeitos em Blumenau.
A média móvel de novos diagnósticos positivos de Covid-19 está no nível mais baixo desde outubro do ano passado, com 47 casos por dia. O dado considera a média dos sete dias anteriores.
Neste momento de tendência favorável nos números, nem a população e muito menos o município podem relaxar nos cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus. As subidas e descidas do gráfico acima servem de alerta. A guerra ainda não acabou.
Continua depois da publicidade
Teste de Covid-19 em Blumenau
- Segunda a sexta, 7h às 23h: AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza — que funciona em anexo ao Hospital Universitário da Furb.
- Segunda a sexta, 7h às 20h: AGs Centro e Escola Agrícola
- Sábados e domingos, das 7h às 18h: AGs Velha, Garcia e Itoupava.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
Duplicação da BR-470: Alesc aprova mais R$ 100 milhões prometidos por Moisés
Nova Curt Hering privilegia o pedestre, mas está mais difícil chegar até lá
Investigação sobre suástica nazista em piscina de SC ganha sobrevida