Pomerode escolheu a obra de arte que vai decorar o ovo de Páscoa gigante da Osterfest 2023. O desenho, da artista plástica Joana Wachholz, celebra uma técnica de pintura em porcelana trazida da região da Pomerânia pelos imigrantes europeus. Com a nova caracterização, a cidade do Vale do Itajaí tentará recuperar o título de maior ovo decorado do mundo, perdido no ano passado para uma cidade da Catalunha, na Espanha.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Joana faz pintura em peças de porcelana desde os seis anos de idade. Hoje, é uma das poucas artistas da região que mantém a técnica viva. Com o apoio da organização da Osterfest, ela buscou inspiração na origem: a região pomerana da Cassúbia (Kaschuben), hoje território polonês, de onde vieram os motivos que influenciaram pinturas e bordados em Pomerode. Entre os objetivos da festa deste ano está resgatar esse tipo de artesanato.

Joana Wacholz pinta peças de porcelana desde os seis anos de idade. Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação

Por enquanto, o ovo decorado é uma miniatura, que servirá de molde para a versão gigante, projetada para ter mais de 16 metros de altura — esta será feita de metal e fibra de vidro. Ela será executada pelo artista João Siqueira, especialista em alegorias e esculturas de grande porte. Em tamanho, a meta é superar uma versão concorrente, construída na Páscoa de 2022 em Salou, na Espanha, e reconhecida pelo Guinness World Records como a maior do mundo.

A Osterfest está marcada para ocorrer de 16 de fevereiro a 9 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Hemmer fecha loja de fábrica em Blumenau

Quantas multas o Samae de Blumenau emitiu após alerta contra o desperdício de água

DNIT declara situação de emergência na BR-470

Justiça suspende licitação da nova Área Azul de Blumenau