A audiência pública sobre novos cursos a serem oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, marcada para esta quinta-feira (25) na Câmara de Vereadores, vai preencher lacunas de uma pesquisa já em andamento na instituição. Estudantes de ensino médio da região, atuais acadêmicos e servidores foram convidados a opinar sobre opções futuras. As respostas ainda estão chegando, mas um levantamento parcial mostra preferência por cursos como Medicina e Terapia Ocupacional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Cerca de 700 alunos de escolas de ensino médio do Vale do Itajaí, desde o Alto Vale até o Litoral, já responderam ao questionário online distribuído com o auxílio das coordenadorias de educação do Estado. Aparecem entre os cursos mais desejados, até o momento: Medicina, Psicologia, Engenharias, Medicina Veterinária e Administração.
Na consulta interna promovida pela UFSC Blumenau, promovida em março, opinaram também professores e servidores. Nela, o curso mais citado foi Terapia Ocupacional, seguido de Medicina, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Administração, Psicologia, Direito, Pedagogia e Engenharia de Produção.
A audiência na Câmara, marcada para 19h, ouvirá opiniões de líderes sindicais, empresariais, políticos e da comunidade. Ela foi solicitada pela própria direção da UFSC na cidade. O objetivo é colher o máximo de informações para direcionar o crescimento do campus. Como a coluna antecipou, a instituição vai se mudar para um espaço maior em 2024 e já escolheu o imóvel.
Continua depois da publicidade
UFSC define novo endereço para o campus de Blumenau
Atuais cursos
A UFSC Blumenau já oferece os seguintes cursos: Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação, licenciaturas em Matemática e Química, além do bacharelado em Química. Na pós-graduação, estão funcionando os mestrados em Física, Matemática, Engenharia Têxtil e Nanociência, Processos e Materiais Avançados. O próximo curso a ser criado deve ser a licenciatura em Física.
Outras quatro opções de graduação já começaram a tramitar no campus de Blumenau, independentemente da consulta pública: Tecnologia da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.
A criação de um novo curso obedece a um rito interno e que termina no Ministério da Educação (MEC). Primeiro, uma comissão da UFSC Blumenau elabora o projeto pedagógico e submete ao conselho da unidade. Depois, a Pró-Reitoria de Graduação, em Florianópolis, analisa as questões legais e encaminha para a Câmara de Graduação. Por mim, o MEC decide, levando em conta que precisará garantir infraestrutura física, orçamento e pessoal.
Ou seja, entre o desejo e a concretização, há um longo caminho pela frente.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
UFSC define novo endereço para o campus de Blumenau
ANTT sugere converter multas da Arteris em obras emergenciais na BR-101 em SC
Câmara de Blumenau aponta falta de provas nas denúncias de Naatz sobre terreno
ANTT avalia atuação da Arteris como ruim e fecha porta para obras na BR-101 em SC