A semana que combinou chuva, obras e mudanças no trânsito sublinhou o problema crônico na locomoção entre os bairros de Blumenau e o Centro. Muita gente irritou-se com a demora para percorrer trajetos curtos. Estado de coisas preocupante se considerado o texto geral da mobilidade e o que pensa a população sobre o assunto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Pesquisa recente do Projeto Focus, da Furb, mostra que aplicativos de transporte, como Uber e 99, são vistos pelo blumenauense como melhor solução do que os ônibus. Quase 68% consideram o serviço dos apps bom ou ótimo. Só 25% pensam o mesmo dos coletivos e 16% da malha cicloviária.
No pós-pandemia, menos de 20% dos entrevistados pretendem usar mais o transporte coletivo, contra 49% dos aplicativos e 30% para bicicletas. Deve-se levar em conta que 88% dos 376 entrevistados têm ao menos o ensino superior incompleto. Ou seja, os números traduzem os planos de quem, via de regra, pode pagar por alternativas mais caras de transporte.
O levantamento do Focus, por outro lado, aponta para outra tendência, esta um alento ao tráfego. Cerca de 53% dos entrevistados pretendem adotar “em alguma medida” o trabalho remoto ao invés de deslocar-se diariamente. Quase 77% preveem que usarão mais a internet para estudar e fazer cursos. O que a pandemia trouxe como obrigação surge agora como escolha diante da dificuldade de se deslocar ao trabalho ou escola.
Continua depois da publicidade
Se o subsídio milionário da prefeitura ao transporte coletivo veio para ficar, ele precisa servir ao propósito de trazer mais usuários ao sistema, reduzindo a dependência futura de financiamento direto do poder público. Hoje, o investimento apenas mantém um serviço que se mostra pouco atraente.
Um primeiro passo para readequar o planejamento urbano de Blumenau às necessidades dos cidadãos é ouvi-los.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Rua 7 de Setembro, em Blumenau, terá ciclofaixa com dois metros de largura
Documentário europeu celebra Hans Broos, arquiteto que deixou marcas em SC
Hildebrandt turbina segundo mandato em Blumenau com R$ 480 milhões em empréstimos
Salário maior para professores em SC estimula procura por licenciaturas em Blumenau