Começou a rodar na terça-feira (21) o segundo ônibus “frescão” de Blumenau, adaptado com ar-condicionado. O primeiro havia sido apresentado no dia 12 de janeiro. Mas o processo de instalação dos equipamentos está demorando um pouco mais do que a expectativa inicial. Somente às vésperas do próximo verão será possível atingir a meta de refrigerar todos os 21 veículos da linha Troncal 10.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A previsão da Secretaria de Trânsito e Transportes era instalar os equipamentos em três veículos por mês. Agora, depois que o processo ficou mais claro para todos, a previsão é entregar dois por mês. Ou seja, se o ritmo se mantiver até o último veículo, a frota que atende à principal linha de Blumenau estará toda climatizada em novembro de 2023. A meta inicial era agosto, ou até antes.

Fotos divulgadas pela empresa Blumenau Refrigeração, responsável pelo trabalho, dão a ideia da complexidade do serviço. O ônibus ganha compartimentos de saída do ar-condicionado no teto, para que os passageiros possam ajustá-los, assim como ocorre no transporte intermunicipal. O veículo ainda recebe um reforço no isolamento térmico.

Equipamentos são instalados no teto dos coletivos. Foto: Mariele Howe, Divulgação
Ônibus recebem reforço no isolamento térmico. Foto: Mariele Howe, Divulgação

Outro fator que impede um cronograma mais veloz é que, para não prejudicar os horários do Troncal 10, só um veículo pode sair de circulação de cada vez. O terceiro ônibus a receber o ar-condicionado já foi levado para a instalação.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Vereador assume Secretaria de Cultura em Blumenau

Secretário de Cultura de Blumenau é demitido por telefone

Asfalto da BR-470 em Blumenau vira “sabão” nos dias de chuva

Secretário em Blumenau nomeado para cargo no governo Jorginho não vai assumir