Blumenau volta a viver o clima de Oktoberfest após três anos, mas com o segundo turno das Eleições 2022 em disputa. Política e festa sempre caminharam juntas, rendendo imagens icônicas, mas neste ano há certa preocupação com o clima acirrado da campanha. A abertura da festa será nesta quarta-feira (5), com direito a desfile na Rua XV de Novembro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
É esperado que as candidaturas de Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) ao governo estadual marquem presença. No caso da Presidência da República, a aglomeração de milhares de pessoas em pouco espaço oferece riscos à segurança que as equipes dos candidatos dificilmente aceitarão correr.
No passado, os atuais candidatos à Presidência da República já estiveram na Oktoberfest, usaram chapéu de feltro e beberam chope. Nenhum estava em campanha, ao menos não no período oficial.
> Acesse a página da Oktoberfest Blumenau 2022 no NSC Total
Continua depois da publicidade
Em 2015, o então deputado federal Jair Bolsonaro (hoje no PL) desfilou na Centopeia do Chope, tirou fotos com o público e chegou a usar uma faixa presidencial sobre o palco, na Vila Germânica — prenúncio da campanha vitoriosa de três anos mais tarde.
Neste ano, ao menos as datas da votação não interferem na festa, que termina no dia 23, uma semana antes da votação decisiva.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Veja o guia completo da Oktoberfest Blumenau
Leia também
Napoleão recebeu apoio inusitado de última hora na eleição para a Alesc
Eleição em SC escancara desinteresse do eleitor pelo político tradicional
Eleitor de Blumenau ressuscita lideranças e ignora influência de Mário Hildebrandt
Décio Lima chega a 2º turno histórico, mas precisa repetir façanha de 1996 em Blumenau