O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, visitará a Oktoberfest Blumenau 2022. No posto desde agosto de 2020, ele participará da festa pela primeira vez como principal representante do governo alemão no país. Durante a visita à cidade, o diplomata também terá compromissos relacionados aos 200 anos do naturalista Fritz Müller.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O antecessor de Thoms, Georg Witschel, esteve na Oktoberfest em 2019 e chamou atenção pela descontração — fez brincadeiras, distribuiu chope aos foliões e até deitou no chão. Demorou três anos, devido à pandemia de Covid-19, para que Blumenau pudesse voltar a promover a festa, prevista para 5 a 23 de outubro.
Outro representante da diplomacia alemã estará em Blumenau no dia 16 de julho. O cônsul-geral em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, participará da inauguração da nova sede do Instituto Cultural Brasil-Alemanha e de eventos relacionados à Semana da Imigração Alemã.

Cidades-irmãs
Em setembro, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) tem visita programada à cidade alemã de Erfurt, onde viveram Fritz Müller e Hermann Blumenau. O objetivo é formalizar a condição de cidades-irmãs.
Continua depois da publicidade
Blumenau também mantém contatos com a cidade italiana de Bolzano, na região de Trento, que manifestou interesse em estreitar laços.
Correção
Até 13h40min, a coluna informou que Thomas Schmitt é o cônsul-geral da Alemanha com visita prevista para Blumenau em julho. Na verdade, Schmitt é o cônsul em São Paulo. Quem estará na cidade é cônsul-geral em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl.
Caminhos de Fritz Müller
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Escritor de Blumenau faz tour nos Estados Unidos para divulgar livro
Blumenau recebe proposta para reformular o Museu Fritz Müller
Youtuber Gato Galáctico grava filme longa-metragem em Pomerode
Fotos revelam desgaste da Vila Germânica, em Blumenau, que será reformada