A Oktoberfest Blumenau tem baixa probabilidade de ocorrer em 2021. Em meio à nova onda de Covid-19 e a apenas três meses da data agendada para a festa, o tempo para se tomar uma decisão é curto. Em no máximo 10 dias a prefeitura planeja comunicar o que fará do evento. O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, mantém as esperanças, mas nas entrelinhas o tom é de resignação:
Continua depois da publicidade
— O que mata o evento é a imprevisibilidade. Os patrocinadores vão querer expor sua marca se houver risco aos participantes?
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
As últimas projeções do município para a evolução da pandemia de coronavírus direcionam a Oktoberfest para o segundo cancelamento consecutivo. Blumenau registra mais de 150 novos casos por dia, em média, e a ocupação de leitos de UTI está em ascensão. Nas próximas semanas, deve ser necessário ativar “leitos de guerra”. No cenário pessimista, talvez nem as vagas extras sejam suficientes. Difícil imaginar o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) anunciando a realização da festa nessas circunstâncias.
Se acontecer, a Oktoberfest Blumenau não será nos moldes tradicionais. Estão descartados os desfiles, pista de dança e atrações que possam aglomerar pessoas. Em lugar da folia imagina-se um evento gastronômico, com reserva de mesas e, no máximo, bandinhas animando o ambiente. Mas e se a Covid-19 ainda exigir os espaços que hoje ocupam as centrais de atendimento e vacinação na Vila Germânica? O próprio Greuel reconhece que não haveria clima.
Continua depois da publicidade
Contribui para a realização da Oktoberfest a melhora nos índices de vacinação. Se em agosto todos os maiores de 18 anos tiverem recebido a primeira dose, como prevê o Estado, em outubro a cobertura com duas doses já seria ampla. Mais uma vez, o problema é a incerteza até lá.
— Todo o trade espera a festa em pé, mas eu sempre digo que a prioridade número um é a saúde — avisa o secretário.
Não só os diretamente beneficiados pelo movimento econômico da Oktoberfest anseiam pelo evento em 2021. Pesquisa do Projeto Focus, da Furb, mostrou que 63% de 600 entrevistados revelaram ter sentido falta da festa em 2020.
Todas essas variáveis estão sobre a mesa. A decisão final caberá ao prefeito.
Relembre a canção “À Oktoberfest de Blumenau”
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Continua depois da publicidade
Leia também
Eisenbahn desiste da Oktoberfest Blumenau
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados