A obra do terminal de ônibus do Bairro Água Verde, em Blumenau, que está parada há 15 meses, ganhou outra utilidade para moradores das redondezas. Restos da construção, como placas, pavers e pedaços de madeira, foram usados para formar rampas em uma espécie de parque radical na área em que o asfalto já foi executado. A prefeitura afirma que uma nova licitação para retomar os trabalhos deve ser lançada em novembro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Esse post responde à questão dos leitores William Ortmann e Izolda Maciel da Silva, que perguntaram: E afinal, quando será retomada a obra abandonada do Terminal Oeste? Para participar do quadro, aqui na coluna e no Cafezão, da Atlântida Blumenau, basta enviar uma pergunta sobre o cotidiano da região.

As máquinas abandonaram o chamado Terminal Oeste em julho de 2020, depois que o município rescindiu o contrato com a empreiteira responsável. Devido a mudanças no projeto original, a empresa solicitava aditivos financeiros, que não puderam ser concedidos. Desde então, um novo processo licitatório está em elaboração. Segundo o município, ele já está com a Secretaria de Administração. Após passar por uma revisão, será publicado.

Como já existem recursos previstos para a construção, assim que uma nova empresa for escolhida para executar o terminal, o que deve ocorrer no início do próximo ano, as máquinas e trabalhadores retornarão ao local.

Continua depois da publicidade

Prefeitura planeja lançar em novembro uma nova licitação para concluir as obras
Prefeitura planeja lançar em novembro uma nova licitação para concluir as obras (Foto: Patrick Rodrigues)

Até a interrupção das obras, 42% do cronograma físico já haviam sido executados e R$ 17 milhões investidos. Para quem passa pelo local, na Rua General Osório, é possível observar a estrutura central do terminal inacabada e uma grande área pavimentada. No mais, a sensação é de abandono — exceto pelas rampas improvisadas para bicicletas.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Blumenau planeja liberar corredores de ônibus para carros usando sinaleiras

Quem são os advogados de Blumenau na disputa pelo comando da OAB

Decoração do Natal de Blumenau é entregue a credores como pagamento de dívida

Evento com quatro pré-candidatos ao governo de SC põe Blumenau na rota da eleição