A construção da Justiça Federal em Blumenau está parada há mais de três meses. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, aguarda liberação orçamentária de Brasília para lançar um terceiro edital de licitação. Nos dois primeiros, as empreiteiras descumpriram os contratos, que foram rescindidos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Em fevereiro, o TRF4 estimou em 60 dias o período necessário para reabrir o processo. O prédio começou a ser construído em março de 2012. E não há previsão de quando poderá ser concluído. Enquanto isso, as repartições da Justiça Federal em Blumenau pagam aluguéis.
O projeto do prédio, de uma década atrás, prevê 14,3 mil metros quadrados de área construída, espaço em que caberiam 10 varas federais, além de dois pavimentos de garagem, espaço de atendimento ao público, auditório e arquivo.
O processo burocrático para reativar o canteiro de obras envolve calcular novamente o que foi executado, atualizar a planilha de custos e lançar outro edital de licitação. Na última vez que isso ocorreu, levou cinco anos para retomar os trabalhos.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Um viaduto meia-boca em Navegantes pode travar a BR-101
Nem a estátua de Fritz Müller, em Blumenau, está livre dos ladrões de metal
Arteris propõe nova ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101
Guarda de Trânsito de Blumenau recebe doação de moto da Paraíba