Pelo que se pôde observar no comportamento dos candidatos nos primeiros dias de campanha das Eleições 2022 em Santa Catarina, o tema prioritário deste ano é a saúde. Compreensível por três motivos: pandemia de Covid-19, a crise hospitalar decorrente dela e de outras doenças infecciosas, como gripe e dengue; e o fato de esse já ter sido o assunto preferencial do eleitor catarinense em 2018 (72%, segundo o Ibope)  — não, não foi a corrupção.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

No debate do NSC Total entre os candidatos ao governo, na terça-feira (16), a saúde surgiu nos discursos mesmo quando não estava em pauta. Inclusive municiou críticas à atual administração e a gestões municipais. Ao longo da semana, nas manifestações das campanhas digitais, o tema voltou a ganhar destaque.

A pandemia está na pauta menos por polêmicas pregressas (lockdown, cloroquina ou vacinação infantil) e mais pela sobrecarga que causou no sistema estadual de saúde. Restaram milhares de cirurgias e procedimentos eletivos represados nas cidades, além de um contingente extra de pacientes que manifestam complicações de saúde decorrentes da infecção pelo coronavírus. É gente que sente dor, limitações físicas e dificuldades cotidianas por falta ou demora no atendimento público.

Nos hospitais, o início do inverno sublinhou a baixa oferta de leitos para tratamento intensivo de crianças, noticiário trágico que mobilizou as forças políticas do Estado, no governo e na oposição. Tudo isso somado às deficiências históricas do Sistema Único de Saúde (SUS), como a demora para se conseguir exame ou consulta com especialista. É assunto dramático nas comunidades mais vulneráveis e nos municípios de menor estrutura.

Continua depois da publicidade

Quem disputa a eleição esforça-se para ser percebido como um político sensível ao tema. Do lado do eleitor, o desafio é pinçar soluções concretas em discursos repletos de frases de efeito, que apelam à emoção, e não à racionalidade.

Como foi o debate em SC

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Quais regras Blumenau adota para o trânsito de patinetes elétricos

Polícia de Blumenau abre inquérito sobre desfalque milionário em empresa de investimentos

Investidores cobram empresa de Blumenau por desfalque milionário na bolsa; entenda

Reitores da Acafe estarão em Blumenau para apoiar nova universidade federal