A cobrança pelo viaduto duplicado da BR-470 sobre a BR-101, pichada em uma das vigas depositadas há meses em Navegantes, deveria ser direcionada, neste momento, à Arteris, concessionária da rodovia pedagiada. É o que sugerem informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o órgão federal, as obras começarão tão logo a empresa autorize a interferência das obras no trânsito da região.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A Arteris, por sua vez, informou que depende de análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda não concluída. O impacto ao trânsito durante as obras do viaduto e das alças de acesso deve durar cerca de dois meses. Isso quando a autorização sair.
O encontro de duas das principais estradas catarinenses é hoje um dos piores pontos de retenção do tráfego no Vale do Itajaí. Nos horários de pico, as filas travam o atual viaduto, por cima e por baixo. A situação agrava-se conforme a obra de duplicação da BR-470 avança no lote 1, onde está o viaduto que atravessa a BR-101, gerando afunilamento do tráfego.
> Novo cronograma revela onde a duplicação da BR-470 avançará em 2022.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, o DNIT anunciou que toda a pista antiga deste lote, entre Navegantes e Ilhota, está restaurada. São pouco mais de 18 quilômetros de asfalto pronto. Deste trecho, ainda falta entregar a duplicação de sete quilômetros — 70% da obra está concluída.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Invasão da Câmara de Blumenau revelou mais do que falhas na segurança
Reajuste de 25% nos táxis de Blumenau é sintoma de nova fase na disputa com aplicativos
Ciclistas de Blumenau farão protesto após acidente na Rua Antônio da Veiga
Por que as agressões na Câmara de Blumenau ainda não viraram inquérito policial