Os deputados estaduais de Blumenau têm um plano definido para tentar derrubar os vetos do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) às emendas orçamentárias para municipalizar o Complexo Esportivo do Sesi (R$ 30 milhões) e construir um centro operacional da Polícia Civil (R$ 9 milhões). Não será tarefa fácil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O primeiro obstáculo é o parecer pela manutenção dos vetos que já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Integrante da CCJ, Napoleão Bernardes (PSDB) pediu vista e evitou que ele fosse votado no início de maio. Ele estuda uma maneira de destacar as emendas para votação em separado já na comissão.
Se perder na CCJ, Napoleão antecipa que a bancada de Blumenau pedirá votação em destaque, no plenário, de todas as emendas regionais. A esperança é encontrar apoio nas bancadas de outras regiões para derrubar todos os vetos de emendas não impositivas, como as duas de Blumenau. As emendas “não impositivas” são aquelas que não geram obrigação ao Executivo.
Ou seja, mesmo que os vetos venham a ser derrubados e o dinheiro volte ao orçamento, será preciso convencer o governador Jorginho Mello (PL) a executar as despesas previstas no papel.
Continua depois da publicidade
— Não queremos gerar falsas expectativas — alerta Napoleão.
Nem o eleitor deve nutri-las.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Servidores da prefeitura de Blumenau vão bater ponto com reconhecimento facial
DNIT define nome do superintendente em Santa Catarina
Hildebrandt, Napoleão e Kleinübing trocam gentilezas durante audiência em Blumenau
Uma estratégia realista para Blumenau conquistar o complexo da Polícia Civil