Nunca houve tantos pacientes de Covid-19 internados nos hospitais de Blumenau. De acordo com o boletim municipal de quarta-feira (17), 194 pessoas estão sob cuidados médicos para tratar a doença. Destas, 119 ocupam leitos de enfermaria e as outras 75 precisam de tratamento intensivo em UTIs. Como a média móvel de novos casos de coronavírus na cidade permanece alta, não há perspectiva de melhoria no cenário.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Em 2020, o maior número de internados havia sido registrado em 26 de julho: 145. Em dezembro, no segundo pico da pandemia, 139 pacientes simultâneos chegaram a ser atendidos nos hospitais Santo Antônio, Santa Catarina e Santa Isabel. Agora, Blumenau está perto de duas centenas de internados.
Nas UTIs, há outro recorde negativo. São 64 moradores de Blumenau em tratamento intensivo. Somados aos 11 pacientes de outras cidades, há 75 leitos ativos. Aliás, não fosse a redução da demanda por transferências de outros municípios para Blumenau nas últimas semanas, a situação estaria ainda mais crítica. Em fevereiro, 37% dos internados eram de outros municípios. Agora, são 15%.
O alívio tem relação com reforços em hospitais do Médio Vale. Gaspar abriu 10 novos leitos de UTI em março, totalizando 20. Conforme o painel do governo estadual, 19 já estão ocupados. Em Indaial, onde complemento idêntico está previsto, por enquanto quatro das 10 vagas extras foram ativadas. A ocupação é de 100%.
Continua depois da publicidade
Novos casos
Desde o fim de fevereiro, há estabilidade no número de novos casos de coronavírus em Blumenau. São cerca de 250 pessoas diagnosticadas todos os dias. É provável que, nos próximos dias, essa tendência se repita nas internações. Porém, no maior patamar da pandemia, com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas sobrecarregados, pessoas precisando esperar por leitos de UTI e sob o risco constante dos efeitos imprevistos causados pelas novas variantes do Sars-Cov-2.
— Nunca passei uma situação de tanta limitação de recursos. Todos os colegas estão com uma carga horária muito maior do que a desejável para manter a saúde das equipes — avaliou o médico Giovanni César Stolf, do Hospital Santa Isabel, em entrevista à imprensa na terça-feira (16).
Os três hospitais da cidade oficializaram a adoção de um protocolo para escolher quem terá preferência nos leitos de UTI.
Média móvel de novos casos de Covid-19 em Blumenau
https://public.flourish.studio/visualisation/3441066/
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.