Pela primeira vez, a Furb vai recepcionar os calouros no Teatro Carlos Gomes, e não na própria universidade. O motivo é o número de estudantes que estão ingressando neste semestre. São 1.615 alunos novos, um salto de 11% em relação aos 1.457 de fevereiro de 2022. E todos presenciais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Quando a comparação é com o primeiro semestre de 2021, o aumento no número de calouros é de 55% (foram apenas 1.044 no período mais crítico da pandemia de Covid-19).

Segundo a universidade, a opção pelo teatro, no evento programado para quarta-feira (22), é para comportar o contingente de calouros, especialmente os do período noturno. No encontro, os estudantes conhecerão coordenadores de curso, diretores de centro e receberão informações sobre a instituição e programas de intercâmbio, prática desportiva, pesquisa e extensão.

Mensalidade

O ano de 2023 tem, além do arrefecimento da pandemia, uma outra razão a estimular as matrículas na Furb: a promessa de mensalidade gratuita feita pelo governador Jorginho Mello (PL) durante a campanha eleitoral. O programa Faculdade Gratuita deve começar a funcionar no segundo semestre, mas ainda não há detalhes de quantos alunos serão beneficiados e quais as regras de acesso.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Quanto Blumenau investe em bolsas para estudantes universitários

A única maneira de resgatar o Carnaval de rua em Blumenau

Blumenau é vigilante com gastos dos vereadores, mas alivia para os da prefeitura

As obras da região de Blumenau ameaçadas por verbas represadas pelo Estado