Um novo cronograma da duplicação da BR-470 revela os trechos onde a obra avançará em 2022. O início dos pagamentos do convênio de R$ 300 milhões com o Estado e a sanção do orçamento da União, com R$ 81 milhões para a rodovia, permitiram que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e as empreiteiras responsáveis revisassem a programação. Há motivos para otimismo, apesar dos recentes cortes de verbas federais, que totalizaram R$ 43 milhões a menos para a rodovia do Vale do Itajaí.
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Entre as prioridades para 2022 estão concluir as pistas duplicadas nos lotes 1 e 2, liberar para o trânsito um trecho de seis quilômetros entre Blumenau e Gaspar, conectando com o viaduto da Mafisa, e mais sete quilômetros em Indaial, onde haverá um volume maior de desapropriações.
“A prioridade do DNIT é avançar onde não há entraves administrativos ou técnicos. Esse avanço é muito dinâmico e depende de questões legais, ambientais e de projeto”, informou o DNIT à coluna, por meio de nota.
Parte do cronograma depende da estabilização de solos moles. O término dos lotes 1 e 2, por exemplo, está condicionado a essa operação. Em Blumenau, o viaduto do Badenfurt, considerado prioridade, depende da aprovação de mudanças no projeto. E ainda há a burocracia envolvida nos processos de desapropriação, que só neste ano vão consumir R$ 48 milhões.
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Apesar das dificuldades, com o maior volume de recursos disponível desde o início dos trabalhos, 2022 promete ser um ano-chave para a duplicação. Veja o que está previsto lote a lote.
Lotes 1 e 2
– O DNIT prevê a conclusão do asfalto em 2022, tanto da pista nova quanto da pista antiga. Do limite de Blumenau com Gaspar até Navegantes, o motorista trafegaria pela BR-470 duplicada. Nesses lotes há trechos em que o solo está sendo estabilizado e por isso pode haver atrasos.
– O viaduto de acesso à Ponte do Vale, em Gaspar, ficará pronto no primeiro trimestre deste ano.
– O cronograma prevê a liberação, até o fim do ano, dos viadutos de acesso a Luiz Alves e Ilhota, além de dois viadutos em Gaspar.
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Lote 3
– O principal avanço em 2022 será a liberação de seis quilômetros entre o fim do lote 2, em Gaspar, e o viaduto da Mafisa, em Blumenau. Um trecho hoje cheio de desvios e que, neste início de ano, teve incremento visível nas obras.
– O DNIT prevê para 2022 o início da construção do viaduto do Badenfurt. Houve mudança de projeto, por solicitação da comunidade, ainda pendente de aprovação em Brasília. No novo desenho, a estrutura terá dois retornos adicionais, para evitar filas.
– A SCGás trabalhará na realocação da tubulação existente no lote para permitir a abertura de novas frentes no futuro.
Lote 4
– No lote 4, a prioridade é abrir espaço para a duplicação por meio de desapropriações em Indaial, entre o km 65 e o km 72. Hoje as obras estão concentradas na intersecção do km 72, que tem chances de ser concluída ainda em 2022.
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– Também devem avançar a ponte sobre o Ribeirão Estradinha e a duplicação das pistas na altura do km 58, em Blumenau. Nestes dois trechos as desapropriações já foram concluídas.
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