O novo acesso a Blumenau pelo prolongamento da Via Expressa começa a tomar forma. Imagens de drone feitas nesta semana revelam o desenho do traçado que está sendo aberto com detonações de rochas, escavações e um pequeno trecho onde o asfalto está prestes a ser aplicado. A obra dará origem à nova SC-108, que ligará a região central às Itoupavas.
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Por enquanto, a empreiteira Cetenco trabalha nos primeiros três quilômetros de prolongamento de um total de 15. No trecho mais próximo à BR-470, máquinas começaram nesta semana a aplicar a impermeabilização da base asfáltica. Em junho, chega o asfalto propriamente dito. Esta fase atrasou um mês devido às chuvas.
No trecho seguinte, rochas ainda estão sendo detonadas para remoção. Dali em diante, predomina o cenário de um caminho sendo aberto, com cortes e escavações no terreno. No encontro com a Rua Guilherme Scharf, no bairro Fidélis, fica evidente a falta que faz o viaduto, cuja obra atrasou. A primeira empreiteira contratada desistiu e a segunda recém-começou a trabalhar. Pelo prazo contratual, os primeiros três quilômetros precisam ser liberados até novembro.
Nos 12 quilômetros restantes ainda não há previsão de obra. O Estado precisa providenciar projetos, licenças e outros 15 viadutos não incluídos no atual contrato com a Cetenco. Entre eles está a travessia da duplicação sobre a BR-470.
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O prolongamento da Via Expressa de Blumenau teve a primeira ordem de serviço assinada em 2014, mas problemas diversos logo fizeram a obra parar e só ser retomada em julho de 2021.
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