A renovada Rua Curt Hering é um marco para o desenvolvimento de Blumenau. Porque, com o apoio dos comerciantes e donos de imóveis, privilegia os pedestres em detrimento dos veículos. Nesses primeiros dias de via reinaugurada, já foi possível perceber a vantagem de caminhar sem o meio-fio e o movimento de carros estacionando. Mas também deu para sentir a falta que fazem as 50 vagas de Área Azul eliminadas pela reforma.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Ao menos naquele endereço do Centro de Blumenau, obteve-se um consenso: é melhor para os negócios — e para a vida dos seres humanos — ter gente batendo perna em frente da loja ou do restaurante que vagas públicas de estacionamento. Parece pouco, mas até outro dia haveria grita pelo fim dos espaços rotativos.

O avanço, entretanto, pode rapidamente perder apoio se não forem tomadas medidas que facilitem a chegada ao Centro. A Curt Hering era um dos últimos bolsões de estacionamento público nas proximidades da XV. Agora, fora a Getúlio Vargas sobraram os estacionamentos privados, com preços bem superiores aos da Área Azul.

Tudo bem que se reduza o conforto de quem usa o carro como modal individual, mas há de se compensar com alternativas melhores. Seria sonho imaginar o blumenauense deixando o veículo em bairros próximos ao Centro (ou em casa!) e usando um ônibus menor, como os antigos vermelhinhos, para chegar à XV? Ou a bicicleta? Que outras opções cidades mundo afora adotaram com sucesso e poderiam ser adaptadas à realidade local?

Continua depois da publicidade

Espera-se muito da reforma da Curt Hering. Pode funcionar como embrião do projeto Centro Vivo. Mas os resultados dependem do estímulo que se der à adesão das pessoas.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Só não enxerga o golpismo de Jair Bolsonaro quem quer independência dos fatos

Blumenau avalia terceirizar operação da Área Azul

Ciclistas e motociclistas levam a pior no trânsito de Blumenau sem radares