A nova ciclofaixa do Centro de Blumenau, na Rua 7 de Setembro, vai exigir atenção de condutores e ciclistas na volta às aulas, a partir de segunda-feira (7). Carros, motos e bicicletas precisam compartilhar espaço nas entradas à esquerda para as ruas Presidente John Kennedy, Padre Jacobs, Paul Hering, Ângelo Dias e Alameda Rio Branco. A convivência será especialmente perigosa nos próximos dias, porque ainda faltam os tachões na faixa vermelha.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Segundo o secretário de Obras de Blumenau, Michael Maiochi, a proteção será providenciada na semana que vem. Depois da pintura das faixas no asfalto, o município reavaliou a quantidade de “segregadores” a serem implantados. Esse tipo de tachão dividindo as pistas é mais alto, semelhante ao que existe na Rua Nereu Ramos.

Nesta sexta-feira (4), o repórter fotográfico Patrick Rodrigues acompanhou deslocamentos frequentes de bicicletas e patinetes elétricos pela ciclofaixa e registrou momentos tensos nas conversões de carros à esquerda. Também flagrou veículos sobre a faixa dos ciclistas. A Rua 7 de Setembro é uma das mais usadas por quem anda de bicicleta em Blumenau, para trabalho ou lazer.

Rua 7 de Setembro está entre as mais usadas por ciclistas em Blumenau
Rua 7 de Setembro está entre as mais usadas por ciclistas em Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues)
Tachões segregadores serão instalados na próxima semana
Tachões segregadores serão instalados na próxima semana (Foto: Patrick Rodrigues)

A região central, onde fica a ciclofaixa, terá o acréscimo do trânsito escolar a partir de segunda em unidades públicas e particulares. Motoristas devem ficar atentos à presença de ciclistas à esquerda nas conversões — e dar a preferência. Aos ciclistas cabe manter cautela nas travessias para evitar acidentes, respeitar o sinal vermelho e dar preferência aos pedestres.

Continua depois da publicidade

> Quais as ruas de Blumenau mais procuradas por ciclistas.

Com 1,8 quilômetro de extensão, dois metros de largura e sinalização para o tráfego de bicicletas nos dois sentidos, a ciclofaixa é parte da reforma da Rua 7. Desde outubro do ano passado, a via recebeu nova pavimentação e um trecho de 412 metros de corredor de ônibus, entre o terminal da Proeb e a Rua João Pessoa. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

Além da ciclofaixa nova, que substitui a precária calçada compartilhada, a Rua 7 de Setembro ficará mais segura com faixas de trânsito estreitas. Tinham 3,5 metros, agora são três metros. A velocidade máxima diminui de 60 km/h para 50 km/h.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

“Não estou satisfeito com o andamento das obras de SC”, diz Tarcísio Freitas

Monjas trapistas de Santa Catarina planejam produzir cerveja artesanal

Duplicação da BR-470 terá mutirão milionário de desapropriações em março

Girafas apreendidas por maus-tratos no RJ foram oferecidas ao Zoo Pomerode