Uma área de lazer com 15 mil metros quadrados, ipês-amarelos, rota florida para caminhadas, esportes radicais e, no futuro, até um lago. Esse é o plano de Blumenau para a ampliação do Parque das Itoupavas, que já começou e deve engrenar no início de 2022. Além de atrações, o espaço ganhará um novo acesso, pela Rua 1º de Janeiro, e mais vagas de estacionamento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A ideia de expandir o parque às margens da BR-470 surgiu antes mesmo de ele ser inaugurado, no início do ano. Mas fortaleceu-se quando a população aderiu em peso à área de lazer. Nos fins de semana, falta espaço para estacionar.
As obras de terraplanagem da primeira fase da ampliação já começaram e devem ser concluídas na próxima semana. O projeto prevê pistas de skate e de BMX para lazer e também competições, trilha de caminhada com cerca de 800 metros, conectando com a parte já existente do parque e uma entrada para veículos cercada de ipês-amarelos — rua que será chamada de Caminho dos Ipês.
A nova rua já tem recursos assegurados, cerca de R$ 1,1 milhão do Ministério do Desenvolvimento Regional. As licitações para construção das pistas de esportes radicais devem sair no início de 2022 e também contam com cerca de R$ 1 milhão do governo estadual. As obras de terraplanagem estão sendo executadas, como compensação por impacto de vizinhança, pela construtora de um condomínio de apartamentos a ser erguido ao lado.
Continua depois da publicidade
A mesma construtora ficará responsável pelo projeto executivo da urbanização da área: pista de caminhada, quiosques, banheiros e arquibancadas. Para fazer a obra, a prefeitura ainda busca recursos. Segundo o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, o projeto está sendo concebido em harmonia com a área verde existente. As arquibancadas da área esportiva, por exemplo, serão inseridas no ambiente sem as estruturas pesadas de concreto.

Parque das Flores
As melhorias no Parque das Itoupavas incluirão um projeto paisagístico, tanto na parte já existente quanto na nova. A inspiração é o Parque das Flores de São Francisco de Paula (RS).
— Não tem nada a ver com o que se faz nos canteiros das ruas da cidade. Queremos um projeto paisagístico, que as pessoas visitem o parque para ver os jardins — imagina Greuel.
Uma terceira etapa já está sendo discutida, com a possibilidade de incluir um grande lago na parte de trás do parque. Ainda sem data para sair do papel, a proposta aproximará o Parque das Itoupavas da Rua Guilherme Scharf e da sede do Metropolitano.
Continua depois da publicidade
Apesar de todos os problemas e atrasos na construção, o Parque das Itoupavas é um sucesso. Ampliá-lo é uma consequência natural.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Leia também
Sessão tumultuada desgasta Câmara de Blumenau e quase põe sede própria a perder
Central de Vacinação contra a Covid-19 de Blumenau será fechada
Vereadores de Blumenau terão 38 horas para analisar 32 projetos de lei
Dinheiro de SC começa a pingar nas rodovias federais e muda cenário para 2022