Nos bastidores do poder em Blumenau, ninguém mais duvida que a Câmara de Vereadores vai peitar a rejeição popular e levar à pauta de votações o aumento no número de cadeiras a tempo das eleições de 2024. A cidade tem 15 parlamentares, mas poderia ter até 23.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Essa variável está em todas as contas que partidos e candidatos têm feito sobre a eleição para o Legislativo no próximo ano. Com 15 parlamentares a escolher em Blumenau, a situação é uma. Se for possível aumentar o número de vagas em disputa, todos os cálculos terão de ser refeitos.

Contribui para o debate a recente concentração de partidos políticos. Sem a fragmentação que se viu na última eleição, a disputa dentro das legendas será fratricida. Mas há um jeito de amenizar essa dificuldade: abrir mais vagas.

Desde o primeiro dia como presidente, o vereador Almir Vieira (PP) tem demonstrado disposição para discutir a criação de cadeiras. Em menos de quatro meses, pôs em pauta temas polêmicos como a proposta de pagar 13º salário aos vereadores (arquivada), o vale-alimentação (já virou lei) e a criação de 15 novos cargos para os gabinetes (aprovada e está em vigor). Tudo isso sob críticas de entidades empresariais e associações de moradores.

Continua depois da publicidade

Neste cenário, a pergunta no ar não é se o assunto vai aparecer para discussão. É: quando?

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também:

Servidores da prefeitura de Blumenau vão bater ponto com reconhecimento facial

DNIT define nome do superintendente em Santa Catarina

Hildebrandt, Napoleão e Kleinübing trocam gentilezas durante audiência em Blumenau

Uma estratégia realista para Blumenau conquistar o complexo da Polícia Civil