Motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau vêm conseguindo driblar a alta exposição ao contágio por Covid-19. Segundo o sindicato da categoria, nenhum dos mais de 800 trabalhadores do transporte coletivo morreu em decorrência da doença e foram poucos os casos graves até o momento. Mesmo o contágio é considerado baixo, embora a entidade não tenha computado caso a caso. A segurança sanitária dos ônibus é um dos pontos que vereadores de Blumenau pretendem investigar em uma CPI sobre o transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), Osnir Shmitt, considerando a exposição diária no transporte de passageiros e o alto contágio registrado em Blumenau, o número de trabalhadores prejudicados pelo coronavírus poderia ser maior. Neste momento, a torcida é pela recuperação de um cobrador de 33 anos, internado em UTI. É o caso mais preocupante.

Conforme Schmitt, a maior parte dos motoristas e cobradores já foi vacinada com a primeira dose. Os funcionários do transporte coletivo são grupo prioritário da campanha de imunização justamente por compartilharem espaços fechados com centenas de pessoas num único dia. Em Blumenau, fotos e vídeos de ônibus lotados ganharam destaque em diversos momentos da pandemia.

CPI da Blumob

O pedido de formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apresentado à Câmara de Vereadores na semana passada critica Blumob e prefeitura por, na avaliação dos autores, privilegiarem o equilíbrio econômico-financeiro do contrato em detrimento da saúde dos passageiros e trabalhadores. Os parlamentares citam o baixo número de veículos em circulação e denúncias de ônibus lotados publicadas pela imprensa e em redes sociais.

Continua depois da publicidade

A proposta de investigação está sob análise da Procuradoria Jurídica do Legislativo.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

> Quais os três motivos que sustentam o pedido de CPI do transporte coletivo em Blumenau

> Cinco sinais de que a nova onda de Covid-19 em Blumenau já começou.

> Lista revela quanto cada cartório de Santa Catarina arrecada.