O motorista que bateu uma Mercedes de luxo contra um ônibus do transporte coletivo de Blumenau, na madrugada desta terça-feira (20), recebeu auxílio antes de fugir do local. Câmeras de monitoramento da Guarda de Trânsito captaram toda a dinâmica do acidente, inclusive o momento em que pessoas ajudaram o condutor a sair do carro. O homem deixou o local antes da chegada das autoridades.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
As imagens armazenadas na Central de Controle Operacional (CCO) do trânsito serão cedidas à Polícia Civil na investigação do acidente. As câmeras registraram o veículo vindo pela Rua Humberto de Campos, depois subindo o canteiro e batendo no ônibus, que estava parado na Rua 7 de Setembro aguardando o sinal vermelho abrir para seguir em direção ao Terminal da Proeb.
Viaduto “brota” na BR-470 em Blumenau e prova que duplicação deveria estar pronta há anos
Continua depois da publicidade
As imagens não revelam a causa do acidente. O diretor da CCO, Cicero Andreazza, disse que as imagens mostram “a imposição de uma velocidade anormal” para a via. Como não há sensor de velocidade no local, é impossível determinar quanto marcava o velocímetro da Mercedes no momento em que o motorista perdeu o controle.
Conforme Andrezza, como o acidente provocou ferimentos em vítimas e dano ao patrimônio público, é praxe que a CCO separe as imagens e ceda, mediante solicitação, à polícia ou ao Ministério Público. A Guarda de Trânsito não divulga o conteúdo dos registros. A central também foi usada para controlar o trânsito no início da manhã, depois do acidente.
Multas
Mesmo que o motorista seja identificado por imagens de câmeras, ele não poderá ser multado posteriormente. O Código de Trânsito Brasileiro só permite o registro da infração em tempo real. Gravações não servem para gerar a notificação. A única punição administrativa possível seria uma eventual multa por não prestar socorro às vítimas. Até o fechamento deste texto, a Guarda de Trânsito não havia confirmado se o condutor será multado.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Viaduto “brota” na BR-470 e prova que duplicação poderia estar pronta há anos
Ônibus de Blumenau terão câmeras para monitorar usuários e motoristas
Blumenau vai estender o ar-condicionado a mais linhas de ônibus