Um morador de Pomerode está oferecendo limões de graça a quem passa pela rodovia Werner Duwe, que liga a cidade a Blumenau. Em frente ao imóvel onde existe um bonito pomar, o cesto da foto provocava quem passava de carro a fazer da segunda-feira (24) uma limonada. Oferta singela, mas que diz muito sobre a vida em comunidade no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Quem vive em uma casa, com espaço para jardim e até pomar, sabe que colher tudo antes que apodreça é um desafio. Nos bairros de Blumenau e região, trocar frutas e verduras entre vizinhos é algo corriqueiro. Quem mora em apartamento, entretanto, depende do supermercado e da feira até para comprar limões comuns.

O cesto cheio de limões à espera de desconhecidos no acostamento de uma rodovia reúne, numa segunda-feira ensolarada, os dois vales, o urbano e o bucólico. Ao mesmo tempo, faz um convite indireto a quem está no caminho rotineiro: o que você tem de sobra para doar à comunidade sem esperar nada em troca?

Valther Ostermann

Ps: no momento em que passei pelo cesto, na divisa entre Blumenau e Pomerode, lembrei de imediato do meu querido amigo Valther Ostermann, que tanto gosta dessas coisas tão peculiares do Vale do Itajaí. Publico a cena também em homenagem ao retorno dele, devidamente imunizado, à NSC TV. Seja bem-vindo de volta, Valtinho!

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia mais

> Como ajudar quem foi mais afetado pela pandemia de Covid-19 em Blumenau.

> Imunizado contra a Covid-19, Valther Ostermann volta à NSC TV Blumenau.