O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, publicou vídeo no Twitter em que menciona a BR-470 a previsão de entrega de “mais 30 quilômetros de duplicação até o fim deste ano”. Sampaio enganou-se. Ou está prometendo terreno na lua.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Se a previsão fosse cumprida, o governo entregaria em um semestre quase o mesmo que levou oito anos para fazer. Até o momento, estão liberados menos de 40 dos 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial. Some-se o que está pronto com a aparente promessa e a duplicação estaria praticamente concluída em 2022. Não vai acontecer.
Existem quase 10 quilômetros, entre os lotes 1 e 2, que estão mesmo perto da liberação. São trechos que dependem da estabilização de solos moles. Cinco viadutos também ficarão prontos entre Navegantes e Gaspar, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Fora estes, não há no canteiro de obras motivo que justifique tamanho otimismo.
Ainda faltariam 20 quilômetros a entregar em 2022, segundo a previsão do ministro. E estes ninguém sabe onde ficam. Os lotes 3 e 4 ainda estão enrolados em desapropriações, projetos em revisão e dinheiro curto.
Continua depois da publicidade
Vai ficar muita coisa para 2023. E, se o Estado não puser mais dinheiro do que já prometeu para a BR-470, a duplicação deve invadir 2024.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Onde está o monumento em homenagem a Lula que Blumenau retirou da Rua XV
Empresários de Blumenau garimpam relíquias do mundo cervejeiro para museu
Morre em Blumenau René Huewes, restaurador de carros antigos