Quando a construção do novo terminal de ônibus de Blumenau, no bairro Água Verde, finalmente chega à reta final, começa a ganhar forma o miniparque projetado para a estrutura. Será algo inédito na cidade. Bem ao lado de onde os passageiros entram e saem haverá duas quadras esportivas, playground, academia ao ar livre e, a novidade de última hora, uma pista de skate.

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Quem contorna a área do futuro Terminal Oeste, na Rua General Osório, já percebe as armações de metal das quadras e o parquinho infantil colorido. No entorno haverá uma praça com bancos e mesas de concreto e arborização. O espaço de lazer ficará do lado de fora da área de embarque e desembarque, à disposição de toda a comunidade. Haverá também um bicicletário.

A pista de skate terá 270 metros quadrados. Ela vai substituir uma cancha de bocha que fazia parte do projeto original. Pelo desenho estabelecido na licitação, a atração será no modelo bowl, que se assemelha a uma piscina de concreto, por onde os praticantes da modalidade deslizam.

Segundo o secretário de Obras, Michael Maiochi, a previsão de entregar o terminal e a área de lazer no mês de março está mantida. A obra já chegou à fase de acabamentos, como aplicação de piso e material elétrico. Mas ainda falta o pavimento rígido por onde rodarão os ônibus, fase que será executada no início do ano.

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Atrasos

A construção do Terminal Oeste começou em 2017, mas teve uma série de imprevistos. Logo que os operários começaram a trabalhar, ficou evidente que a área escolhida para o terminal era suscetível a alagamentos. Foi então necessário construir uma galeria para escoar a água — o que exigiu detonações de rochas. Nada previsto no projeto inicial.

Em julho de 2020, MJRE Construtora teve o contrato rescindido com a prefeitura porque o orçamento de R$ 14,9 milhões já havia estourado e nem metade do terminal estava pronto. Conceder novos aditivos financeiros era inviável por lei.

Somente em abril de 2022 uma nova empreiteira começou a trabalhar na obra: a Progresso Ambiental. O custo final, incluindo um aditivo de R$ 1,7 milhão concedido em novembro, já chega perto dos R$ 30 milhões.

O terminal começou a ser financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A segunda fase está sendo paga com um empréstimo junto ao Banco do Brasil.

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