Se as medidas restritivas contra o coronavírus tomadas pelas prefeituras do Médio Vale do Itajaí já eram brandas, nesta semana novos decretos dos prefeitos estão relaxando ainda mais o controle da circulação de pessoas. Academias, templos religiosos, bares e restaurantes estão entre os principais beneficiados (veja as mudanças por município no fim do texto).

Continua depois da publicidade

O afrouxamento ocorre em cidades como Brusque, a segunda com mais mortes por Covid-19 em proporção à população, e Guabiruba, município liderado pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Amvvi), Matias Koehler, que vinha defendendo a adoção de medidas em conjunto pelas prefeituras.

Blumenau

Embora tenha sido mais rigorosa que as cidades vizinhas na primeira semana do que parecia ser uma nova quarentena, Blumenau voltou atrás e também flexibilizou comércio, restaurantes, academias e templos religiosos. 

Via de regra, em todo o Médio Vale estão em vigor apenas restrições de horário e modo de funcionamento de estabelecimentos comerciais. Seguem valendo a proibição ao transporte coletivo e o fechamento de áreas públicas, como parques, seguindo um decreto do Estado.

Enquanto isso, a pandemia de Covid-19 não dá sinais de que vá ceder tão cedo. As UTIs dos hospitais da região estão com 99% de ocupação — quando considerados apenas os leitos para coronavírus, já há mais pacientes do que leitos disponíveis. Nos 14 municípios do Médio Vale, 116 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

Continua depois da publicidade

Medidas menos restritivas

Apiúna

– Academias: atendimento em horário normal, com 20% da capacidade.

– Missas e cultos permitidos, com 30% da capacidade.

Brusque

Comércio pode funcionar das 8h às 20h, de segunda a domingo.

– Academias podem funcionar de 6h às 20h, com capacidade máxima de 30%.

– Missas e cultos religiosos liberados das 8h às 20h.

Guabiruba

– Supermercados podem funcionar até 22h, inclusive aos domingos, desde que limitem a circulação do público a 30% da capacidade.

– Restaurantes, lanchonetes e padarias podem funcionar até 20h de segunda a sexta, mas sem consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos.

– O funcionamento das academias passa a ser permitido de segunda a sexta, das 6h às 20h.

– Missas e cultos têm permissão para acontecer entre 8h e 20h.

Pomerode

– Academias podem atender, mas sob uma série de regras acordadas entre prefeitura e o setor.

Continua depois da publicidade

Restaurantes de Pomerode estão liberados para atender aos sábados, até 17h, e aos domingos, até 14h. Em todos os dias e horários, 30% da capacidade.

Rio dos Cedros

– Academias: atendimento em horário normal, com 20% da capacidade.

– Missas e cultos permitidos, com 30% da capacidade.

­