Até outubro 37 novas estações telemétricas estarão funcionando espalhadas por rios e ribeirões do Vale do Itajaí. Contratados pela Defesa Civil de Santa Catarina, os equipamentos fornecerão dados de chuva e nível dos rios. A empresa que está executando o trabalho é a MKS Sistemas, de Blumenau. A mesma que, em 2021, doou à prefeitura a estação instalada na ponte Adolfo Konder.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Dessas estações, 17 vão substituir as do Centro de Operações da Bacia de Alerta (Ceops), que já não funcionam. Ao fim do trabalho, a produção de informações sobre a bacia do Itajaí-Açu terá o Estado como referência — alguns municípios e a Agência Nacional de Águas (ANA) também mantêm estações na região.
O mais importante: o contrato com a MKS prevê a manutenção dos equipamentos, medida que pode solucionar o histórico calcanhar de Aquiles do sistema de prevenção a enchentes.
Enchente em Blumenau
A Defesa Civil de Blumenau mantém no site do Alertablu a indicação de que o pico da enchente do dia 5 de maio foi 9,40 metros, contrariando a régua física, que marcou 9,60 metros. Epagri e Ceops consideram a régua mais confiável do que as estações eletrônicas da Ponte Adolfo Konder. Procurado, o secretário Carlos Menestrina não quis dar entrevista.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia mais
Mudança no IPTU de Blumenau que impactaria 60% dos imóveis é vetada
Empresários de SC sobem o tom em nota de repúdio contra o DNIT
Novo bar em Blumenau ocupará servidão onde nasceu a feirinha
Investigação sobre o Natal em Blumenau é concluída sem encontrar fraude