A reunião do governador Jorginho Mello (PL) e do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, nesta terça-feira (28), manteve vivo o sonho da federalização da Furb. Santana concordou em prorrogar por mais seis meses o prazo para que a universidade municipal conclua os estudos jurídicos e previdenciários necessários para que a proposta continue tramitando em Brasília. A decisão mantém a esperança de federalização no governo Lula 3.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O ministro estava acompanhado da secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, e de ao menos uma integrante da equipe que fez uma visita técnica à Furb em 2022. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse ter ficado impressionado com a receptividade.
— Não sabemos se vai dar frutos lá na frente, mas a sinalização foi boa — avaliou.
A reitora Marcia Sardá Espíndola também esteve na audiência. Com o sinal verde, Furb e prefeitura têm até agosto para concluir o levantamento de dados solicitado pelo MEC ainda no governo Jair Bolsonaro (PL). Uma empresa de consultoria foi contratada pelo município para executar o trabalho.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp