O mau tempo no Alto Vale do Itajaí impediu o sobrevoo e a visita que o governador Carlos Moisés (PSL) pretendia fazer às áreas atingidas pela chuva nesta quinta-feira (17). Após três tentativas de seguir de helicóptero até a região, o governador decidiu permanecer em Florianópolis. O chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, partiu para Rio do Sul via terrestre.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Em vídeo publicado em redes sociais, Moisés disse que ligou para os prefeitos e pôs a estrutura do governo à disposição. Ele afirmou ter feito contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Defesa Civil Nacional:
— O governo federal nos garantiu assistência e recursos financeiros para a recuperação das áreas atingidas.
O governo está montando base do Grupo de Ações Coordenadas na maior cidade do Alto Vale para gerir a resposta ao desastre. Num primeiro momento, a prioridade é atuar no resgate e acolhimento das vítimas. A força-tarefa deve ficar na região por cerca de uma semana.
Continua depois da publicidade
— Em paralelo já começa a despontar uma série de documentos que os municípios precisam, isso é obrigatório para trazer a legalidade do evento, para, a partir de amanhã, começar com levantamentos mais robustos, tanto das necessidades da população quanto do que vai ser investido — explicou Neto.
Até o momento, não há estimativa dos prejuízos e dos recursos necessários para restabelecer a normalidade na região.
Veja imagens áreas de Presidente Getúlio
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.