Pais de crianças que vêm ao mundo na maternidade do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, não precisam mais deslocar-se até o cartório do registro civil para registrar o nascimento. A partir desta segunda-feira (8), os registros serão feitos no próprio centro obstétrico, com o auxílio de colaboradores do cartório Braga Varela. O atendimento in loco ocorrerá durante duas horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A novidade, porém, só servirá aos moradores de Blumenau. As demais famílias atendidas pelo Hospital Santo Antônio terão de procurar os cartórios dos municípios de origem para encaminhar o registro das crianças. A conexão do sistema hospitalar com o de registro civil está prevista na Lei da Primeira Infância, que vigora desde 2016 em todo o país. A implementação na maternidade vinha sendo cobrada por vereadores. Ao menos dois, Almir Vieira (PP) e Cristiane Loureiro (Podemos), haviam apresentado solicitações formais ao hospital.

A maternidade do Santo Antônio é a primeira da cidade a fazer a interligação de sistemas. O Hospital Santa Catarina, que também conta com maternidade, ainda não tem previsão de implantar o registro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Continua depois da publicidade

Leia também

Empreiteira desiste de construir viaduto em Blumenau e obras vão atrasar

Artistas transformam cooperativa de reciclagem em Blumenau

Trânsito de Blumenau ganha um veículo a cada pessoa que desiste dos ônibus

Blumenau planta 60 mil flores em canteiros por mês; que tal o mesmo carinho com as árvores?