A vida de Adelina Hess de Souza, fundadora da Dudalina, virou romance. A história da mulher que construiu em Blumenau a maior camisaria da América Latina e uma das marcas mais conhecidas do Brasil (e ainda criou 16 filhos) serve de enredo a Estrelas Fritas com Açúcar, da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, conhecida do público pelo sucesso A Casa das Sete Mulheres.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Entre no grupo do Santa.
O livro será lançado nesta segunda-feira (7), às 18h, em uma live — nas redes sociais da editora Planeta — com a participação da autora e de Sônia Hess de Souza, uma das filhas da protagonista. Ele conta em detalhes a trajetória de Adelina, desde a adolescência humilde em Luiz Alves até a morte, aos 82 anos de idade, em 2008.
O título faz referência a um hábito da família. Sempre que uma nova criança vinha ao mundo, as mulheres da casa fritavam bolinhos em forma de estrelas, que depois eram envoltos em açúcar. Assim, quando os quitutes surgiam, as crianças já sabiam que um irmãozinho ou irmãzinha estava chegando.
A obra mescla fatos reais com diálogos e situações criados pela autora. É uma narrativa leve, em tom épico, sublinhando as virtudes da mulher descrita como disciplinada, resiliente e extremamente dedicada ao trabalho.
Continua depois da publicidade
— Trabalhar era viver, para ela. Claro, ganhou dinheiro, comprou coisas, mas o maior prazer dela era trabalhar. Até as viagens que ela fez eram com algum objetivo de trabalho. E esse legado está na família — analisa Letícia.
Para narrar a vida “de uma grande empreendedora e também uma grande mãe”, a escritora apoia-se nas três Moiras, personagens da mitologia grega que entrelaçam os destinos de homens e deuses.
A ideia do livro partiu de Sônia (ex-presidente da Dudalina), que propôs o desafio à escritora. Foram 20 meses de trabalho, diversas visitas a Blumenau e Luiz Alves, entrevistas com os irmãos Hess de Souza, colaboradores próximos e consultas a documentos de família, incluindo diários de Adelina.

Vendida pela família em 2013, hoje a Dudalina pertence ao grupo Restoque, dono de marcas como John John e Le Lis Blanc. A mudança de mãos levou ao fechamento das quatro fábricas no berço da empresa, Santa Catarina, e a centralização da produção em outras unidades da holding. O que a fundadora da indústria pensaria do destino dado à sua obra?
Continua depois da publicidade
— Acho que ficaria triste. Ela teve 17 filhos, e não 16. A Dudalina era um filho para ela. Mas também não vamos subestimar uma mulher que tinha um olhar para o futuro tão forte. Talvez ela soubesse que tudo se transforma, nada se perde — analisa a escritora.
Estrelas Fritas com Açúcar está disponível para venda em livrarias físicas e online de todo o Brasil.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.