A cerimônia de posse do prefeito reeleito Mário Hildebrandt (Podemos), da vice, Maria Regina Soar (PSDB), e dos 15 vereadores eleitos em Blumenau terá número restrito de convidados devido ao risco de transmissão da Covid-19. Mesmo assim, cerca de 100 pessoas devem comparecer à Câmara nesta sexta-feira (1º), a partir das 17h. Menos de 40 delas terão acesso ao plenário.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Inicialmente programada para o Teatro Carlos Gomes, com a presença de público, a solenidade foi transferida para a sede do Legislativo porque o município permanecia no estágio gravíssimo do mapa de risco estadual até esta quarta-feira (30), quando passou para o grave. Participarão apenas os eleitos, convidados e servidores da Câmara responsáveis pela organização. Jornalistas precisam credenciar-se para cobrir presencialmente.
> Quem são os 15 vereadores eleitos em Blumenau.
Cada vereador poderá convidar cinco pessoas, mas quatro delas terão de acompanhar a sessão pela TV Legislativa, de dentro do gabinete do parlamentar. Quinze dos 75 convidados acessarão as galerias e assistirão ao rito presencialmente. Prefeito e vice podem levar mais cinco pessoas cada, que acompanharão do salão nobre, separado do plenário por uma porta de vidro. Não haverá benção ecumênica, como costuma ocorrer, e poucas autoridades foram convidadas. Só três confirmaram presença.
Continua depois da publicidade
Todos devem usar máscara no interior do prédio. Segundo a assessoria da Câmara, os eleitos usarão a proteção mesmo quando forem prestar o compromisso de posse em voz alta. O protocolo preventivo contra o coronavírus deve ser semelhante ao da cerimônia de diplomação, conduzida pela Justiça Eleitoral no dia 16 de dezembro. Será permitido tirar a máscara no momento de discursar. Cada vereador terá cinco minutos para falar, assim como o prefeito.
Solenidade de posse
A sessão de posse em Blumenau será presidida pelo vereador mais votado, Bruno Cunha (Cidadania). Depois de empossados os parlamentares, será declarada instalada a nova Legislatura. Em seguida, prefeito e vice prestarão compromisso.
Terminada a posse, os vereadores deverão eleger a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.