Uma das empresas interessadas em explorar o novo sistema de Área Azul de Blumenau está fora da disputa. A paulista Zona Azul, responsável pelo estacionamento rotativo de Porto Alegre, não conseguiu comprovar experiência prévia com vagas sensorizadas por dispositivos eletrônicos, uma exigência do edital. Assim, apenas a gaúcha Rek Parking, que opera em Jaraguá do Sul, continua qualificada no processo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A Zona Azul havia sido a única a apresentar proposta financeira no pregão presencial, em maio. Ela renovaria o serviço e exploraria por 12 meses a um preço de R$ 5,3 milhões. A Rek não havia apresentado proposta de imediato.
Ainda em maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão da licitação para averiguar denúncias de duas empresas que consideravam ilegais as exigências do edital — entre elas, a capacidade de operar vagas com sensores eletrônicos. Em outubro, o mesmo TCE concluiu que a concorrência pública poderia prosseguir, fazendo algumas ressalvas.
Com a inabilitação da Zona Azul, o processo dá um passo atrás. No dia 7 de novembro haverá uma nova sessão do pregão presencial para abrir o envelope com a documentação da Rek e colher a proposta financeira. Caso a empresa consiga comprovar a capacidade técnica, o processo seguirá adiante até a assinatura do contrato.
Continua depois da publicidade
O sistema
Pela legislação aprovada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, o novo sistema de Área Azul deve entrar em funcionamento até 31 de dezembro. Ele prevê a troca dos cartões de papel por sensores eletrônicos nas vagas de estacionamento. Ao estacionar, o motorista poderá usar um aplicativo de celular para pagar a tarifa. Também estão previstos 20 parquímetros nas ruas da cidade, com opção para cartões e PIX, e estabelecimentos comerciais conveniados.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
SC vira epicentro de uma insurreição desastrada
Rodoviária de Blumenau fica vazia depois dos bloqueios em estradas
PM de SC diz que Inteligência não detectou movimento para bloquear estradas
Décio Lima cai de pé no segundo turno em SC e deve ter lugar no governo Lula