A Justiça Eleitoral mandou o Facebook tirar do ar um perfil e um grupo de Whatsapp que promoviam campanha eleitoral negativa antecipada atacando o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), candidato a um segundo mandato nas Eleições 2020.
Continua depois da publicidade
> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.
O perfil anônimo, denominado Halley MX, fazia sátiras e post contumazes contra Hildebrandt no Facebook, usando vídeos e montagens. No Whatsapp, um grupo chamado “Fora Mário da prefeitura” distribuía conteúdos contra a reeleição do prefeito. O Facebook tem 24 horas para remover os conteúdos da internet.
“As publicações do representado não se restringem à mera manifestação e ao posicionamento pessoal sobre questões políticas, transbordando os limites da liberdade de expressão e de manifestação do pensamento”, avaliou a juíza eleitoral Cíntia Gonçalves Costi.
Em caso semelhante e pelo mesmo motivo, a mesma juíza decidiu, em agosto, retirar do ar os perfis chamados Capivara Linguaruda do Facebook e do Instagram. Eles faziam campanha negativa antecipada contra o candidato João Paulo Kleinübing (DEM). Naquele caso, por ordem da Justiça, o Facebook também revelou a identidade do autor, um assessor do gabinete do deputado estadual Ricardo Alba (PSL), que também concorrerá à prefeitura neste ano.
Continua depois da publicidade