Os votos de Blumenau para o cargo de vereador no primeiro turno das Eleições 2020 serão recontados pela Justiça Eleitoral. A medida, agendada para sexta-fera (27), às 16h, no antigo Fórum, é necessária para incluir nos resultados finais os votos recebidos por dois candidatos do PSDB que conseguiram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o direito de concorrer. É uma formalidade, mas que gerará impactos na composição da Câmara de Vereadores eleita.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau pelo WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.
Com os 297 votos recebidos pelos tucanos Maria Elena da Saúde (143) e Diogo Carioca (154), o PSDB conquistará uma segunda cadeira no Legislativo. Na apuração de 15 de novembro, o assento havia ficado com o Partido Novo. Assim, a Justiça deve repassar a Alexandre Matias, o segundo mais votado do PSDB, o lugar que ainda está com Diego Nasato (Novo).
A juíza eleitoral Simone Faria Locks convidou um representante por partido político para acompanhar o reprocessamento dos votos.
Continua depois da publicidade
Podemos
Uma segunda mudança na Câmara eleita pode ocorrer caso Guto Reinert (Podemos) consiga reverter decisão que impugnou a candidatura dele. O candidato teria deixado o cargo de diretor no Samae fora do prazo exigido pela lei eleitoral. Ele foi o segundo mais votado do partido, e teria direito à cadeira que hoje está com Marcelo Lanzarin.
> Oceano de vantagem em pesquisa permite que Mário Hildebrandt poupe energias.
Neste caso, a situação é mais complicada porque o TRE já rejeitou um recurso do candidato. Reinert recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.