Há 40 dias o deputado estadual Ivan Naatz (PL) convive com sintomas decorrentes da infecção pelo coronavírus. No fim de outubro, quando a campanha para a prefeitura de Blumenau chegava à fase decisiva, ele começou a sentir um cansaço diferente, acompanhado de tosse e dificuldade para respirar. Naquela semana, 18 das 22 pessoas envolvidas na coordenação e produção da candidatura foram diagnosticadas com Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Decreto do toque de recolher em SC passa a valer na noite deste sábado; entenda

Impedido de pedir votos nos últimos 10 dias de eleição, acompanhou a distância a própria derrota — ficou na sexta posição, com 7,2 mil votos — e todo o segundo turno, em que Mário Hildebrandt (Podemos), apoiado por Naatz, derrotou João Paulo Kleinübing (DEM). A disputa acabou, o governo municipal já fala em reforma administrativa e Carlos Moisés (PSL) retornou à administração estadual. Mas Naatz continua em recuperação.

— Achei que era uma gripe, mas parece que tem uma coisa no pulmão que não te deixa respirar — descreve.

Ele ainda sente fraqueza e muita tosse. Durante a conversa de 10 minutos por telefone com a coluna, teve de interromper o raciocínio cinco vezes para tossir. Mas o quadro é de gradativa melhora. Na semana passada, quando decidiu descansar com a esposa em uma pousada, no litoral, postou fotos em uma cadeira de rodas. Sem conseguir falar direito e nem caminhar, vieram a angústia e sinais de depressão, segundo Naatz.

Continua depois da publicidade

— Não tem remédio, o médico não te dá nada. Tem que esperar o organismo se recuperar sozinho. É terrível, terrível, terrível — reclama.

> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Logo nos primeiros sintomas, o deputado seguiu a prescrição do chamado “tratamento precoce“, com cloroquina, azitromicina e ivermectina. Não deu resultado. Consultou diversos médicos ao longo das últimas cinco semanas.

> “Tratamento precoce” em Porto Feliz não evitou mortes por coronavírus.

Deputado postou fotos usando cadeira de rodas no litoral
Deputado postou fotos usando cadeira de rodas no litoral (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta sexta-feira (4), retomou atividades presenciais, viajando ao Sul do Estado para encontrar eleitos pelo PL na região. Fez caminhadas curtas, do carro até os compromissos, conforme orientação médica.

Continua depois da publicidade

Sobre a situação da pandemia em Santa Catarina, Naatz critica o governo estadual, que considera “perdido”, e também o Ministério da Saúde: “tem falhado demais”. Apesar das críticas, e ainda abalado pelas complicações da Covid-19, o deputado não arrisca uma solução para o problema em Santa Catarina:

— Sinceramente, eu não sei. Os médicos não sabem muito bem com o que estão lidando — avalia.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.