Foi para o arquivo o inquérito do Ministério Público que provocou mudança no formato de organização do Natal de Blumenau. O procedimento aberto em 2019 investigava um contrato que previa o repasse de R$ 1 milhão da prefeitura à Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) para custear a iluminação natalina daquele ano. O acordo terminou suspenso, mesmo depois de aprovado pela Câmara de Vereadores, mas as consequências estenderam-se no tempo. A Secretaria de Turismo e Lazer assumiu o evento e o rebatizou, de Magia de Natal para Natal em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Ainda em novembro de 2019, a Ablutec havia anunciado que assumiria os custos da iluminação natalina e buscaria recuperar o investimento em outros eventos a partir de 2020, mas a pandemia de Covid-19 inviabilizou o plano. Empresas fornecedoras do Natal ficaram sem receber e passaram a cobrar o poder público. Por causa da confusão, o inquérito prosseguiu com o objetivo de esclarecer quem, afinal, organizava a festa: entidade privada ou prefeitura?

Em 2021, o município lançou o Natal em Blumenau. Mas quando pôs na praça licitação para contratar a decoração, foi pego de surpresa com a venda do acervo que a Ablutec possuía. A entidade havia entregue cerca de 3 mil itens às empresas credoras como forma de quitar as dívidas de 2019. O acervo público teve de ser reforçado em cima da hora. A situação gerou um segundo inquérito do MP, arquivado em maio deste ano.

Por fim, como a Ablutec comprovou os pagamentos e a situação acabou contornada, o promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz concluiu que a operação não gerou prejuízo ao erário e oficializou o último arquivamento na quinta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Natal em Blumenau

O desfecho da investigação em nada afeta a organização do Natal em Blumenau 2022, que começará no dia 24 de novembro e vai até 15 de janeiro. Neste ano, o tema aproxima a cidade da região da Lapônia, na Finlândia, e promete novidades nas atrações.