Um caminhão entalado no túnel da Ponte de Ferro. Uma cratera que se abriu na subida do Morro da Companhia. Dois incidentes na mesma manhã em Blumenau revelaram quão frágil pode ser a mobilidade na região central. O trânsito, principalmente em horário de pico, não precisa de muito para travar.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O motorista de carga que desavisado que trancou o antigo túnel da estrada de ferro por cerca de meia hora, às 7h, formou congestionamentos na Ponta Aguda, no Victor Konder e no Centro. 

Na Bruno Hering, onde o rompimento de tubos abriu buraco capaz de engolir uma motocicleta, a lentidão afetou Bom Retiro e Velha. Um desvio providenciado logo em seguida aliviou a situação, que ocorreu perto das 9h, horário menos conturbado. Mas as obras continuam no local e o fim de tarde vem aí.

Ambos os casos ocorreram em vias secundárias, e não em corredores, como 7 de Setembro, São Paulo, República Argentina ou João Pessoa. Blumenau depende demais de acessos estreitos escavados em morros íngrimes. Em parte, culpa da topografia do Vale do Itajaí. Mas também da falta de conexões interbairros melhor estruturadas.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Juíza de SC fala muito de si e pouco da criança violentada

Benefício a cervejeiros de Blumenau vira saia justa na Câmara de Vereadores

Área Azul de Blumenau vai funcionar com papel e caneta por mais tempo

Sem alarde, pedágio da BR-101 Norte em SC passa a aceitar cartões de débito