A direção do Hospital Santa Catarina informou o corpo clínico da instituição de que opera “além da capacidade instalada” devido à demanda provocada pelo coronavírus. Um comunicado distribuído aos profissionais, nesta terça-feira (9), informou haver 21 pacientes internados em tratamento intensivo e uma “lista de espera por vaga de UTI para pacientes com Covid-19”. O texto pede apoio para conter a transmissão do vírus e alerta para um agravamento da situação.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

“O elevado número de atendimentos está provocando sobrecarga, esgotamento da oferta de assistência na instituição (necessidade de fechar unidades clínicas para alocar funcionários para atendimento na linha de frente) e risco de desabastecimento de sedativos e anestésicos pelo grande consumo gerado pelo paciente em ventilação mecânica”.

Uma unidade de internação que atende a pacientes de outras enfermidades foi fechada e apenas duas salas do centro cirúrgico permanecem ativas, para urgências e emergências.

A assessoria de imprensa do Hospital Santa Catarina informou à coluna que há pacientes de Covid-19 internados no pronto-atendimento em cuidados semi-intensivos. De acordo com a instituição, na noite de terça-feira, nenhum deles necessitava de ventilação mecânica e transferência imediata para UTI, mas há “elevado risco” de que possam vir a precisar da assistência intensiva.

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, o hospital mais do que dobrou o número de leitos de UTI para coronavírus. Eram 10, no primeiro semestre de 2020. Agora já são 21.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.