Uma operação inédita de exercício evacuará o Hospital Santa Isabel, de Blumenau, neste sábado (9). Profissionais, pacientes e visitantes serão retirados do prédio de sete andares numa simulação de incêndio. Será a primeira desse porte em uma casa de saúde na região.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O Santa Isabel foi escolhido por ser o maior de Blumenau. Tem cerca de 300 leitos, sendo 30 deles destinados a tratamento intensivo. Segundo a direção, cerca de mil pessoas circulam pelos corredores do hospital.

No simulado, três alas, do hospital serão “atingidas” por um incêndio, entre elas as UTIs Geral e Coronariana, onde supostas 30 vítimas serão socorridas. A partir do alerta de incêndio, os brigadistas da instituição acionarão bombeiros e Defesa Civil e iniciarão o protocolo de evacuação. 

Ao todo, vão participar 236 profissionais entre médicos e enfermeiros, bombeiros, militares, servidores estaduais e municipais. A ação contará também com 38 viaturas, entre ambulâncias, caminhões, motocicletas, incluindo a aeronave do Arcanjo. No hospital, a única alteração na rotina de atendimento será o horário de visitação, que começará às 13h.

Continua depois da publicidade

Enquanto as pessoas são levadas para fora do Santa Isabel, equipes de suporte vão encaminhar os feridos fictícios para os hospitais Santo Antônio, Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FUrb. O Hospital Misericordia, na Vila Itoupava, fica de sobreaviso.

O exercício é parte do Julho Laranja, programação da Defesa Civil relacionada à prevenção de desastres. Os detalhes serão discutidos em uma reunião nesta segunda-feira (4).

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Ausência de ex-prefeitos na eleição para a Câmara é mau presságio para Blumenau

Governo Bolsonaro descumpre promessa na BR-470 mesmo com R$ 115 milhões de SC

Oktoberfest Blumenau mostra vigor após três anos

Blumenau prepara nova estratégia para negociar com devedores de impostos