Os hospitais Santa Isabel e Santo Antônio lançaram, sábado (13) à noite, apelos à população de Blumenau para que só busque atendimento em casos de urgência e emergência. Por causa da alta demanda provocada pela Covid-19, as instituições estão limitando a assistência para casos leves da doença e enfermidades que não demandam auxílio imediato. O objetivo é aliviar os serviços de pronto-socorro.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Conforme orientação divulgada pelos dois hospitais, pacientes com suspeita de coronavírus devem buscar o centro de referência montado na Vila Germânica ou os serviços de atendimento rápido nos ambulatórios gerais dos bairros (veja locais e horários abaixo). Para as demais doenças, a orientação é procurar o serviço de saúde municipal mais próximo.

“Pedimos que os pacientes procurem os dois hospitais somente em casos de urgência e emergência, de todas as especialidades”, diz a nota do Hospital Santo Antônio.

Com 100% dos 66 leitos de UTI reservados para Covid-19, Blumenau ativou os chamados “leitos de guerra”. Na noite deste sábado, três pacientes ocupavam leitos adaptados pelos hospitais para dar conta da demanda. Nas enfermarias dos hospitais havia 98 pessoas internadas com coronavírus.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

> Número de pacientes de Blumenau em UTIs Covid cresce 44% em março.​

Onde buscar atendimento

Segunda a sexta-feira – 7h às 24h

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3

AG Fortaleza (Anexo ao Hospital Universitário da Furb)

AG Velha

AG Itoupava

AG Garcia

Segunda a sexta, das 7h às 21h

AG Escola Agrícola

Sábados e domingos, das 7h às 19h

Ambulatório Vila Germânica – Setor 3

AG Velha

AG Itoupava

AG Garcia

> Sinos de igrejas de Blumenau tocarão juntos em homenagem a profissionais de saúde.